Tags: Crossfit
PUBLICADO EM 19 agosto 2021
Está pensando em começar a malhar e está em dúvida de qual seria a melhor opção pra você?
Antes de decidir, você precisa entender a diferença entre CrossFit e Academia e quais são as vantagens de cada um para alinhar com seus objetivos e sua personalidade. Vamos começar pela definição do CrossFit, se você ainda não sabe o que é, separamos algumas dicas e definições para te ajudar em sua decisão.
O CrossFit é uma modalidade esportiva que consiste na combinação de exercícios funcionais realizados no nosso dia a dia. O objetivo principal é promover a melhora da capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico e resistência muscular, que são trabalhados em alta intensidade, trazendo vários benefícios à saúde.
O que difere o CrossFit das demais modalidades é sua versatilidade, marcada pela combinação de diferentes exercícios. Essa modalidade contribui muito para seu condicionamento físico completo, perda de gordura corporal, ganho de massa muscular, força, resistência e definição muscular.
Além de promover saúde corporal, o CrossFit é importante para a saúde mental. Isso acontece, pois permite a liberação de hormônios relacionados à sensação de prazer, como endorfina, serotonina e ocitocina. Com a regularidade nos treinos, torna-se mais perceptível os efeitos desses hormônios, a começar pela maior disposição para encarar o dia.
Agora que já entendemos o que é o CrossFit, nosso objetivo é fazer você começar a praticar uma dessas modalidades assim que acabar esse texto. Vamos conhecer melhor os benefícios do CrossFit?
Vamos listar os 10 principais benefícios para você.
Os exercícios realizados em alta intensidade tem um alto gasto calórico durante o treino, Neste caso são realizados exercícios multiarticulares, como levantamento de peso, ginásticas e os cardiorrespiratórios.
Por meio de exercícios como levantamento de peso, realizados com alguma sobrecarga externa, obtém-se aumento de força, coordenação e potência. Exemplos: Snatch, Clean, Jerk e agachamentos frontal e suas variações.
Temos também os movimentos ginásticos. Nestes utiliza-se o peso corporal, trabalhando exercícios de puxada, empurrada, salto, equilíbrio e estabilização proporcionando melhora da coordenação motora. Exemplos: flexão de braços, abdominais, stricts ( barra fixa).
Um bom treino trabalha resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, potência, precisão, agilidade, coordenação, flexibilidade e equilíbrio.
O CrossFit é capaz de prevenir lesões devido ao aumento de massa muscular, de forma que os praticantes se tornam mais resistentes a lesões.
Com a prática de exercícios, substâncias que proporcionam prazer e bem estar são liberadas. A endorfina, por exemplo, é uma espécie de analgésico natural, pois ajuda a reduzir o estresse e também a ansiedade, ou seja, não há remédio melhor para começar bem o dia ou tirar as tensões do que treinar.
Não é necessário nenhum pré-requisito para começar o CrossFit. Os movimentos podem ser realizados por qualquer pessoa, idade e tipo físico.
Os coaches são instruídos a montar o treino que melhor se adapta a realidade de cada aluno, o que torna CrossFit uma modalidade extremamente inclusiva.
Os desafios propostos em cada treino ajudam cada praticante a conhecer e ampliar seus próprios limites, de modo que transferimos a melhora da vida esportiva para a pessoal e profissional.
Os treinos são acompanhados por coaches especializados em incentivar os alunos a darem seu máximo ao longo de todo o treino. Além dos coaches, temos a companhia de outros alunos durante a aula, permitindo o desenvolvimento da vida relacional.
No Crossfit existe uma variedade grande de exercícios, o que proporciona um treino novo todos os dias, seja em relação a sequência dos exercícios ou a duração dos treinos. Assim, o corpo é desafiado sempre.
Por trabalhar velocidade, capacidade cardiorrespiratória, potência e outros fatores, o CrossFit ajuda no desempenho em corridas de longa e curta distância. É preciso ter resistência e isso pode ser trabalhado no CrossFit com treinos adaptados.
A musculação ajuda na melhora do condicionamento cardiorrespiratório, aumenta a densidade óssea e garante mais disposição física.
Para que você atinja o máximo de benefícios, é importante que a musculação seja praticada de forma regular e acompanhada de uma alimentação regular, assim como no CrossFit.
Torna os ossos mais resistentes, diminuindo o desenvolvimento da osteoporose e fraturas muito comuns em pessoas idosas e mulheres na menopausa.
É necessário também que, juntamente com a musculação, seja realizada uma dieta equilibrada e composta por alimentos ricos em cálcio e vitamina D.
Com o aumento de massa magra, perda de gordura e fortalecimento da musculatura, a tonificação acontece com o aumento ganho de força, e permitindo que haja o desaparecimento de celulites, por exemplo
Por meio da musculação praticada de forma regular e intensamente e uma boa alimentação, obtém-se perda de gordura, ganho de massa muscular e aceleração do metabolismo.
A perda de gordura não só eleva a autoestima, como também previne doenças, tal qual a obesidade.
Com auxílio de um profissional, a prática da musculação fortalece a musculatura que sustenta a coluna, alinhando e melhorando sua postura, além de ajudar na evolução de alguns exercícios que exige uma boa postura.
O nosso treino tem a duração de uma hora e são divididos em três etapas, são elas:
Aquecimento: Prepara física e mentalmente cada praticante para o treino, causando um aumento do fluxo sanguíneo para os músculos, da temperatura corporal, das reações metabólicas e da amplitude de movimentos.
Técnica/força: aprendizado e aperfeiçoamento das técnicas utilizadas no esporte ou para ser desenvolvido um trabalho específico para ganho de força e/ou potência.
Wod ( Workout of the day): consiste na execução de uma sequência, muitas vezes inédita, de um ou mais exercícios realizados em alta intensidade e em um tempo pré estabelecido. O objetivo é realizar o treino determinado pelo Box, caracterizado pelas várias séries de exercícios no menor tempo possível e com pouco ou nenhum intervalo entre os exercícios.
O air squat é um exercício simples e que não precisa de muito preparo para ser feito. O agachamento é base para outros movimentos no CrossFit, já que ajuda na execução de vários outros movimentos pertencentes ao CrossFit.
Esse movimento se assemelha ao air squat. Este exercício é um excelente meio de alcançar novos níveis em sua performance, melhorando força, estabilidade e mobilidade. O front squat auxilia muito em diversos movimentos no CrossFit, como Clean e Thruster.
É um ótimo exercício para construir força e massa muscular da parte superior do corpo. O movimento exige força dos músculos estabilizadores do tronco. Assim, para realizá-lo é necessário manter a coluna em posição neutra, além de manter a barra em linha reta e acima da cabeça.
O push press é um exercício semelhante ao shoulder press, a diferença reside no fato de que, antes de elevar a barra, devemos fazer uma leve flexão de joelho e quadril para realizar pressão. Essa leve flexão é denominada Dip, que usa a força dos membros inferiores para arremessar a barra acima da cabeça.
O deadlift (levantamento terra) é um movimento bastante funcional no nosso dia a dia, mas que deve ser feito com muito cuidado e atenção, a fim de não prejudicar a lombar, assim como todos os outros movimentos.
No CrossFit, é possível obter todos os benefícios propostos pela modalidade prometendo 45 minutos a 1 hora de exercícios por dia, ou seja, atribuir a falta de tempo para não realizar o CrossFit não pode ser desculpa.
O exercício físico é indicado para todas as idades. O CrossFit é uma modalidade de alta intensidade mas completamente inclusiva, isto é, as pessoas de todas as idades são bem-vindas.
É muito importante estar acompanhado de professores qualificados e especializados, respeitando sempre os seus limites, pouco a pouco, podem progredir na atividade, melhorando a saúde e condicionamento físico. Quando realizado de forma adequada, vários benefícios são alcançados.
Não. Os treinos são completamente adaptáveis à necessidade de cada aluno, em quesito de idade, histórico de lesões e preparo físico.
Os Coaches são treinados e especializados a adaptar os treinos de forma que proporcione um ganho de condicionamento a qualquer tipo de pessoa.
Não existe uma regra que se encaixe no perfil e rotina de todos os alunos, pois as particularidades de cada aluno são determinantes da periodicidade dos exercícios.
Treine cumprindo o tempo adequado para realizar todas as séries de exercícios indicadas, permanecendo focado durante as atividades e isso não levará muito tempo. Vale ressaltar que treino demorado não significa efetividade: faça o que está prescrito dentro do tempo para realizar tudo de forma eficiente.
Sempre peça o auxílio de um profissional capacitado, este será responsável por elaborar seus treinos e saberá te informar o melhor momento de fazer a troca da sua ficha, uma vez que ele te acompanhará durante o treino vendo o seu desempenho diariamente.
Existe uma diferença entre gasto calórico e emagrecimento. Os exercícios aeróbicos vão proporcionar o gasto de calorias, porém, para obter esse resultado é preciso somar atividades que geram déficit calórico.
A eficiência para alcançar o peso ideal é a soma de gasto calórico total e exercícios aeróbicos que geram maior mobilização da reserva de gordura. Já os exercícios anaeróbicos precisam de glicogênio. O indicado é aliar a musculação e o aeróbico para atingir os resultados esperados.
Espero que tenha gostado de entender a diferença das duas modalidades. A Strong Blocks Training lhe oferece planilhas específicas para crossfit, musculação, treinos em casa, corrida e core. Para mais informações: